quarta-feira, 27 de maio de 2015

27 de Maio - God Save The Queen - Sex Pistols



Em 27 de maio de 1977 a banda britânica Sex Pistols lançou o single God Save The Queen que viria a vender 150 mil cópias em cinco dias, tornando-se um marco da música punk mundial. A veiculação da música chegou a ser censurada nas emissoras de rádio e televisão, mas conseguiu chegar ao público por ter sido preservada por um grupo de trabalhadores da fábrica de discos CBS que reagiram a ameaça de que todas as cópias do single fossem destruídas.

A canção foi publicada dias antes das comemorações do jubileu de prata da Rainha Isabel II, provocando assim a ira da família real britânica por atacar de modo veemente o regime monárquico vigente no Reino Unido, comparado-o a uma ditadura fascista. Historicamente o single ocupa até hoje o segundo lugar dentre os mais vendidos em uma mesma semana nas paradas britânicas.

O vocalista Johnny Rotten declarou a imprensa que o principal objetivo da canção era "falar pela classe operária britânica , dar voz às suas angústias naquele momento”. O marco histórico da música indica que eles conseguiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário