segunda-feira, 1 de junho de 2015

1º de Junho - Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band - Beatles



No 1º de junho de 1967 os Beatles lançavam o álbum Sgt.Pepper’s Lonely Heart Club Band, que, embora não seja um single, constará aqui na nossa seleção por se tratar do primeiro LP a atingir o topo de vendas sem a alavanca de uma canção anteriormente lançada. 

A obra é considerada o marco zero da Era do Álbum e um dos primeiros LPs de Art Rock,  tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento da música popular ao conseguir reunir numa mesma obra diferentes linguagens musicais em circulação na época.

A ideia da criação de uma banda ficcional veio da cuca de Paul McCartney, inspirado pela nomenclatura e visual das bandas bandas militares que atuavam em São Francisco nos EUA. Sob a nova alcunha o grupo desenvolveu junto ao produtor George Martin um alter ego dando novos saltos artísticos que materializaram arranjos inventivos e atemporais como nas gravações de She's Leaving Home, Without You e A Day In The Life.



A grandiosidade de se reinventar como banda ganhou também uma representação memorável na capa do LP, em que a banda do Sargento Pimenta posa para uma foto de família com figurino colorido/reluzente ao lado de amigos e diversas personalidades da história mundial (gurus, artistas e políticos. Aos 48 anos o disco segue conquistando prêmios, tributos e a receber regravações de suas músicas no mundo inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário