terça-feira, 30 de maio de 2017

Astronauta de Mármore - Nenhum de Nós


Em 2004, o cantor e compositor Seu Jorge participou como ator do filme A Vida Marinha Com Steve Zissou do diretor Wes Anderson. Depois de ser flagrado pelo diretor cantando no set de filmagens, foi convidado a integrar também a trilha sonora do filme interpretando cinco canções de David Bowie. 


A negociação se estendeu e Seu Jorge ganhou o direito de gravar 13 versões em português para canções de Bowie, que se tornariam o repertório do seu terceiro disco The Life Aquatic Steve Zissou (2005). Uma das canções é "Starman", que foi gravada com a letra em português escrita pelos integrantes da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, Carlos Stein e Sady Homrich. 


Nem na trilha do filme, quanto no terceiro disco de Seu Jorge, os autores de "Astronauta de Mármore" tiveram seus créditos devidamente reconhecidos para que pudessem arrecadar os direitos autorais da versão. Na real os autores só ficariam sabendo da omissão através da imprensa em quando procurados para participarem de uma matéria investigativa que tratava de apropriações musicais. 

Pouco depois da ligação do repórter do jornal Extra, Thedy Correa, vocalista do Nenhum de Nós, recebeu uma ligação telefônica do próprio Seu Jorge. No livro "Nenhum de Nós: a obra inteira de uma vida" de Marcelo Fera reproduz o diálogo em que Thedy foi taxativo:

"- Eu quero apenas que corrija, só preciso que saia no disco os créditos para o Nenhum de Nós, aí tu recolhe os direitos autorais das tuas músicas e eu recolho os da nossa. 
Seu Jorge agradeceu e prometeu consertar o erro. "

Na segunda prensagem a omissão do crédito se repetiu. Lá aparece que "todas as versões foram escritas por Seu Jorge" com apenas um acréscimo: "Thanks to Nenhum de Nós". O caso foi parar na justiça e os autores da versão de "Astronauta de Mármore" misteriosamente perderam a causa Ainda tiveram de arcar com as despesas dos advogados de Seu Jorge. 

Lançada em 1989, a versão de Starman feita pela banda Nenhum de Nós esteve entre as canções mais executadas daquele ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário