segunda-feira, 29 de maio de 2017

Noite de Desejos - Odair José


Em 1974, o LP Lembranças do cantor e compositor Odair José estava pronto para lançamento quando teve aquela que seria a sua faixa principal, “A Primeira Noite de um Homem”, censurada. A canção vetada se inspirava no filme de Dustin Hoffman lançado no Brasil com o mesmo nome e descrevia as tensões de um homem em sua primeira relação sexual.

Ao confirmar o veto, a Divisão de Censura em Brasília confirmou o veto alegando que a composição “trata de um assunto totalmente incoviniente” e “como a música é de índole popularesca e seria consumida por públivo jovem, torna-se ainda mais contraindicada sua liberação”. O próprio Odair chegou a ir à Brasília conversar com os censores para tentar liberar a música de trabalho do disco. No livro "Eu Não Sou Cachorro Não" de Paulo César Araújo, Odair José relata o encontro com o general Golbery do Couto e Silva:



“Encontro com general você sabe como é que é, né? Eu fui acompanhado de um advogado e me lembro que no avião, durante a viagem, ele ia me orientando: ‘Não responda nada, não questione nada, aceite tudo o que o general disser.’ Chegando lá eu falei com o Golbery eu expliquei que a intenção da música não era corromper a juventude, que eu até poderia mudar alguma coisa na letra e tal, mas ele me disse: ‘Não! Está proibida a ideia’.” 

Pra provar ao general das dificuldades de se proibir uma ideia,  Odair aproveitou a melodia da canção, fez pequenas alterações na letra, assinou a “Noite de Desejos” e enviou para apreciação da censura. Sem alterar a mensagem que gostaria de expressar, Odair teve a canção Noite de Desejos liberada para ocupar a vaga deixada por “A Primeira Noite de um Homem” e assim enganou o general.



Compare abaixo os versos das canções:

A Primeira Noite de um Homem (Odair José): 
“Á primeira noite de um homem / é uma noite tão confusa / é uma noite tão estranha… / …meu desejo era tanto / que eu nem sabia por onde começar / o meu corpo esquentava / eu tremia / não conseguia nem falar…”


Noite de Desejos (Odair José): 
“E foi então que aconteceu…/… eu tinha medo e não queria / mas meu desejo era maior…/… foi naquela noite a primeira vez / e eu nunca esqueci…/… o meu corpo esquentava / eu tremia. “

Nenhum comentário:

Postar um comentário