quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Oração de São Francisco - Padre Irala


No dia 4 de outubro é celebrada a trajetória de Francisco de Assis, peregrino italiano que em exemplo de Fé e humildade provocou uma revolução nas bases católicas da Igreja Católica Apostólica Romana. O Single do Dia abraça esta homenagem contando a história da música "Oração de São Francisco".Ao contrário do que se pensa, ela não é uma composição de autoria do santo italiano. Ela surgiu primeiro como "Oração da Paz" e até hoje não teve o seu autor identificado, tendo sido encontrada pela primeira vez na Normandia (França), no início do século XX, em período anterior à ocorrência da Primeira Guerra Mundial - o que talvez tenha sido um elemento motivador de sua mensagem de Paz. 

Anos depois. a Oração seria publicada a cidade de Roma em um cartão que trazia no verso a imagem de São Francisco, com a indicação da revista Souvenir Normand como fonte e um pequeno texto que a associava aos ensinamentos do santo italiano. Foi o suficiente para que fosse atribuída a Francisco. Depois de ser enviada ao Papa Bento XV pelo Marquês de la Rochetulon, fundador do semanário, a Oração correu o mundo, sendo acolhida por cristãos e até mesmo por seguidores de outras religiões.
A sua primeira adaptação musical foi feita pelo padre paraguaio Irala em 1968. Ele mesmo a interpretou no lanlamento de um compacto duplo. O disco foi bem recebido no mercado de música católica, tendo feito com que a canção se popularizasse inclusive no Brasil. Esta foi a releitura musical da oração que se popularizou no Brasil, tendo recebido diferentes versões. Destacamos aqui três delas e deixamos o leitor à vontade para pesquisar por outras: Fagner no álbum "O Quinze"(1989); Joanna no álbum "Joanna em oração" (2002) e Maria Betânia no álbum "Orações Na Voz de Maria Bethânia".
Importante registrar uma outra adaptação musical feita em espanhol por Dario Júlio Gianella Castañé, sob o pseudônimo Manasés, intitulada  "Señor, Haz de Mi uns Instrumento de Tu Paz" e que ganhou versão em português pelo curioso grupo cristão Os Meninos de Deus no álbum "Aperte... Não Sacuda" (1974).

Nenhum comentário:

Postar um comentário