segunda-feira, 3 de julho de 2017

O melhor cachorro do mundo - Fernando Delucena


“O melhor cachorro do mundo” é uma canção do compositor Fernando Delucena escrita em homenagem ao cão Hamurabi um dia após o seu falecimento. O poodle Mura chegou à família Delucena ainda filhote, quando a irmã de Fernando passou no vestibular. Dali em diante acompanharia o lar por 18 anos. 


Primeiro Fernando tentou a homenagem trabalhando em cima de rascunhos que tinha escrito sobre o cão, mas percebeu que tinha mesmo era de fazer uma canção completamente nova. “Uma música em que eu pudesse desaguar toda a dor, mas que ao mesmo tempo representasse a alegria que tinha sido viver com ele por tanto tempo. Mura foi um cachorro incrível! Às vezes, até hoje, quando estou meio agoniado do juízo, levo os pensamentos até ele pra dar uma limpada”, revela Fernando. 

O cão possuía sensibilidade musical: sempre se apronchegava para curtir um disco e nas cantorias da família varava madrugadas sendo sempre um dos últimos a ir dormir. “Ele tinha uma alegria de viver que chegou a emocionar a veterinária. E eu me perguntava: o que tanto ele queria fazer aqui? Aí é que vem o aprendizado: nada! Apenas estar, vivendo definitivamente cada minuto por vez”, explica Fernando.

Quando conseguiu finalizar a canção, um novo desafio pintou para o compositor: gravá-la. Depois de vivenciar o sentimento de perda do cão durante a criação, ele precisava agora revisitá-lo na execução da música. Nas primeiras tentativas ele só conseguia chorar. “Foi quando parei e disse pra mim mesmo: você é cantor, você sabe o que está fazendo. Apenas deixe o corpo fazer o que ele sabe. Então, gravar a música naquele momento pra mim foi uma experiência profunda, passei a ter uma consciência maior sobre mim mesmo como artista, passei a buscar sempre esse outro estado de consciência em que o melhor de nós pode fluir tranquilamente”, confessa o cantor. 

Em agosto completa um ano da passagem de Hamurabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário