sábado, 1 de julho de 2017

Caroline - André Mendes


Caroline é uma música de André Mendes gravada pela banda Maria Bacana em sua primeira demo tape de 1995. Ela foi inicialmente escrita em inglês e ganhou tradução literal para o português quando André decidiu cantar apenas na língua pátria. “Ela fala sobre as indagações básicas da vivência humana: ‘de onde viemos?’ ‘pra onde vamos?’; dos medos inerentes de estar vivo e descobrir como uma pessoa pode ser importante para o nosso crescimento”, explica o cantor.



O existencialismo da canção ganhou destino certo quando, por meio do jornalista Sérgio Espírito Santo, a gravação demo chegou às mãos do guitarrista Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, que à época selecionava material para o lançamento de uma coletânea com novos nomes da cena brasileira pelo selo Rock It!. Dado foi capturado pelos versos “você me faz pensar no porquê das coisas” que o remeteram afetivamente a uma canção ainda inédita do Aborto Elétrico que dizia “você me faz pensar demais”. “Foi uma grande coincidência que o levou a fazer uma ponte entre as duas bandas. Ele me ligou uma semana depois já querendo contratar a gente”, revela André.


Assim Caroline marcou presença na coletânea “Brasil Compacto”, lançada em 1995, e rendeu ao grupo Maria Bacana a assinatura de contrato para lançar seu primeiro disco pela Rock It!, com produção de Dado Villa-Lobos e Tom Capone. A canção foi trabalhada como single, tocando em emissoras de rádio, como a 89FM, e também na MTV com clipe dirigido por Raul Machado. Em artigo sobre a banda Maria Bacana, o escritor e contador de causos do rock baiano, Ricardo Cury, lembra que com a gravação do disco e a boa peformance ao vivo a banda despontava como grande promessa no cenário musical independente, mas acabou não decolando por outros fatores,dentre eles o abalo que a morte do cantor Renato Russo provocaria no guitarrista Dado Villa-Lobos e também a chegada da recessão ao mercado fonográfico. 
Em 2017, com Caroline passando dos 20 e poucos anos, a banda Maria Bacana anuncia o retorno aos palcos e avisa que a canção que abriu portas segue no repertório. O grupo retoma as atividades para a gravação de um novo álbum de inéditas. O novo trabalho do trio - formado por André Mendes (guitarra e vocal), Lelê (voz e baixo) e Macello Madeiros (bateria) - conta com o financiamento colaborativo de fãs espalhados por todo o Brasil que atenderam a campanha através de crownfunding. “Já temos repertório e tá tudo ensaiado para começarmos a gravar nos estúdios da WR com a produção de Apu Tude”, celebra André Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário