sexta-feira, 28 de julho de 2017

Salva Dor - Ifá


Salva Dor é uma música escrita coletivamente pela banda baiana Ifá e gravada no Ijexá Funk Afrobeat (2016), primeiro álbum do grupo. O tema teve como ponto de partida um riff de guitarra criado em estúdio. De sua chamada acelerada, surgiu a ideia de preenchê-la em clipe com imagens da cidade. Foi quando o baterista Jorge Dubman então batizou: Salva Dor. Para uma tradução em palavras dos sentimentos aplicados pelos músicos da Ifá na gravação do tema convidamos Fabrício Mota, historiador e baixista do grupo:
Foto: Fernando Gomes
"A faixa tenta traduzir uma expressão comum aqui na cidade: correria. Todo mundo segue na correria, todo mundo se refere ao cotidiano e suas fronteiras usando essa palavra. A correria é uma boa tradução especialmente porque confronta a visão racista sobre a preguiça, tão vergonhosamente difundida sobre nós Brasil afora. A correria é o que nos salva, é o que garante o sustento e ao mesmo tempo é razão de nossas angústias, das dores do cotidiano.
                         Foto: Matheus Leite
Em paralelo a intenção de traduzir a cidade e esse binômio (Salva + Dor), a faixa expressa a sensação de movimento, de estar no dia a dia, batalhando - 3 milhões de homens e mulheres e guerreando por tempos melhores. A música traz uma paisagem sonora híbrida, ora o suingue das guitarras lembrando o jeito de corpo das pessoas, ora a irritação do trânsito, da cidadã indignada, com tanto imposto e impostor (guitarra Fuzz de Junix), ora o som 'Konono', quase uma Kalimba africana. Assim essa é a nossa tradução instrumental de alguns sobreviventes na centenária cidade da Bahia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário