quarta-feira, 26 de julho de 2017

O fio de Teseu - Universo Variante

Fio de Teseu é uma canção de Daniel Barbosa. O cantor conta que se inspirou na rotina de professora da sua namorada Sílvia - especificamente no período em que ela saía para dar aulas em outra cidade (Entre Rios)."Ela sempre levava um pedaço de mim quando viajava, e eu de cá (Alagoinhas) ficava imaginando como era dar aula numa escola pública. Daí veio esse paralelo com o mito de Teseu e o Labirinto, em que ele precisava de um fio de corda para entrar e voltar são e salvo de lá", explica Daniel.
Na releitura do mito em canção, Daniel inverte os papéis e atribui a Teseu a entrega do fio de memória (uma canção?) que servirá de guia para o retorno seguro de Ariadne após os enfrentamentos da missão professora. "O minotauro seria esse sistema educacional que guarda um labirinto onde os alunos estão todos perdidos, tentando fugir dessa realidade que não dá asas as suas necessidades, desejos e imaginação", reflete Daniel. 
A canção foi gravada pela banda Universo Variante e lançada como single no ano passado. Nela o grupo passeia na cadência do samba, pincelando passagens do labirinto com guitarras wah-wah pontilhadas e o mistério de repentinos acordes diminutos. "Eu queria mesmo um samba tocado por roqueiro. A banda topou e cada um pode exprimir um tanto da sua identidade nela", assume Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário