sexta-feira, 30 de junho de 2017

Te Fizeram de Idiota Mais Uma Vez - Ricardo Longo


“Te Fizeram de Idiota Mais uma Vez” é uma canção de Ricardo Longo gravada pela banda Starla. O compositor lembra de tê-la escrito, em 2001, no fim de sua adolescência, quando começou a se interessar pelo trabalho de bandas e artistas que não estavam na grande mídia. “Parace um lance meio ingênuo hoje em dia, ainda mais com o alcance que a internet tem, mas acho que todo mundo que desvenda esse universo de bandas independentes sente esse baque de pensar ‘peraí, tem muita coisa boa que não é tão falada assim’”, argumenta Ricardo.
                                                   
                                                                          Foto: Antonio Burgos
A canção foi gravada pela Starla no seu primeiro EP O Amanhecer em Minas Gerais (2005) e ganhou nova versão no primeiro álbum Euforia (2007). A banda declarou o encerramento das suas atividades em 2010. “Te Fizeram de Idiota Mais Uma Vez” não chegou a tocar nas rádios, mas enquanto esteve no repertório da Starla ela funcionou como um grito de alerta ao público: ali, naquela cena independente baiana dos anos 00, havia muito mais do que os sucessos empurrados guela abaixo pelo que havia sobrado das gravadoras e seus artistas pré fabricados.
Era época dos primeiros discos de bandas como Dead Billies e Cascadura que expandiam sua atuação no circuito musical nacional com resenhas positivas da crítica e shows em outros estados; era também outra a relação de consumo da música: comprar os CDs das bandas ainda era uma forma de valorizá-las, mesmo que o consumidor tivesse descoberto aquele grupo por meio de download gratuito na Internet. 


“Continuo gostando muito de “Te Fizeram de Idiota Mais Uma Vez” porque o impulso que me fez escrevê-la foi um marco na minha vida como fã de música. Hoje eu compro muito menos CD físico, o que é ruim porque eu amo encartes, mas bom por outro lado porque ficou muito mais fácil para nós colecionadores importarmos discos”, conclui Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário