quarta-feira, 14 de junho de 2017

Encrespei - Luana Assiz



A jornalista e cantora Luana Assiz vivia sua transição capilar quando escreveu a canção Encrespei. O estalo veio certa noite, em frente a TV, enquanto assistia ao seriado Mister Braun; no episódio em que a atriz Thaís Araújo afirmava diante de uma criança a beleza do seu cabelo crespo. “Isso não existia nos programas da minha infância. Ali eu parei pra refletir sobre a importância da representatividade no combate ao preconceito racial, do porquê não devemos negar o nosso próprio corpo”, explica Assiz.

                                                                                               Foto: Pedro Telles

Vivendo a sua negritude e livrando-se do padrão de alisamento capilar, Luana encontrou na música um canal para expressar a sua verdade, assumir-se diante do mundo: "Agora decidi parar de me esconder/ Eu vou pra rua com meu cacho 4C". E o seu canto ecoou: “O retorno que mais me emocionou foi de uma jovem que disse que a música foi o impulso que ela precisava para tomar a mesma decisão”, revela Luana.

A música Encrespei foi lançada como clipe - produzido pelo videomaker e designer Pedro Telles - no dia 20 de novembro de 2016, dia da celebração da consciência negra. Ela foi postada pela manhã e repercutiu nas redes sociais ao longo de uma semana, gerando convites para entrevistas e um retorno da própria Thaís Araújo, atriz que inspirou a canção.


Depois de "Encrespei" muita coisa mudou na vida de Luana: hoje ela estuda canto, produz conteúdo para o canal Vrá - em que entrevista mulheres com atuação social - e se prepara para uma temporada de trabalho em Angola. “A arte é um meio de empoderamento, de fortalecer as pessoas no enfrentamento de imposições culturais que levam muitas mulheres a uma mutilação química das suas raízes”, declara Assiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário