domingo, 18 de junho de 2017

O Caminhante - Dom e Ravel


Em 1974, a dupla de cantores Dom e Ravel lançou “O Caminhante” (letra), canção ousada por denunciar, em pleno  regime militar vigente, o problema da concentração fundiária no campo brasileiro. A faixa relata a luta de um camponês que onde quer que pise ouve “isto não é seu”; um drama até então oculto que ganharia projeção nacional duas décadas depois através das reações violentas às ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra com o massacre ocorrido na região de Carajás, no Pará, em abril de 1996.

No livro “Eu não sou cachorro, não”, de Paulo César de Araújo, Ravel recorda que em 1974, por medo, as pessoas sequer pronunciavam a expressão “reforma agrária”. “Nós sabíamos que esse problema da exploração do trabalhador rural era muito grande no Brasil. Fazíamos os shows assim mesmo, cantando em galpões, fazendas, levando mordidas de mosquito, ficando atolado na estrada, vendo a miséria do povo, aquele povo simples que adorava música”, declarou em entrevista presente no livro.

Em um dos show da dupla, na região do Araguaia, a execução de “O Caminhante” foi o suficiente para que os cantores fossem verbalmente censurados. No final da apresentação foram abordados por uma pessoa ligada aos proprietários de terra da região que disse (transcrito de declaração ao livro): 

“Nós temos uma grande satisfação de recebê-los aqui sabemos que vocês ainda têm uma série de outros shows por toda essa região, então eu chamei você aqui para lhe advertir de uma forma muito amistosa: não cantem mais essa música nesses outros shows. Não cantem mais, porque vocês estão estimulando os nossos inimigos contra nós. E nós não admitimos isso.”, intimidou o preposto.


Acontece que na história Dom e Ravel ficariam marcados não como os revolucionários que escreveram "O Caminhante", mas como os autores da canção ufanista "Eu Te Amo Meu Brasil".  A música, que foi sucesso na gravação d' Os Incríveis em ritmo de marcha, se tornaria um símbolo da alienação propagada pelo regime enquanto tentava alardear o milagre brasileiro; um hit que vestia assim a ilusão de sucesso da ditadura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário