sexta-feira, 9 de junho de 2017

Odisseia Baiana - Davi Comodo/Thiago Lobão


O desenhista e compositor Davi Comodo estava em visita à Fortaleza quando começou a rascunhar Odisseia Baiana – música que levaria o Prêmio Caymmi 2015 de melhor canção na interpretação de Felipe Lorenzo e também de melhor arranjo assinado por Paulo Mutti. “Eu lembro que tava tocando Mucuripe do Belchior e naquele sentimento marítimo foi que surgiu a melodia. Dali voltei pra Salvador com  a melodia e uns primeiros versos”, rememora Davi.
                                                                                                                                     Foto: Adenor Gondim
As ondas cearenses foram encontrar às da Baía de Todos os Santos quando o esboço foi apresentado ao poeta e físico Thiago Lobão. No embalo ganhou a perspectiva mítica que lhe faltava. "Imaginei como seria eu, menino perdido como Odisseu, só que entre as ilhas da Bahia de Todos os Santos tendo que voltar a Itaparica", reflete Lobão. (Com exclusividadevocê pode conferir no link abaixo a primeira gravação de Odisseia Baiana feita pelos seus autores)


A parceria entre Davi e Lobão em Odisséia Baiana foi assinada pouco tempo depois de terem sido apresentados, no ano de 2010, em pleno turbilhão de um movimento musical baiano que até hoje rende frutos: o Manontropo. O coletivo de compositores se reunia nas tardes de sábado para criar e apresentar em primeira mão as suas criações. A proposta foi levada aos palcos da cidade de Salvador em apresentações que refletiam a diversidade da cena naquele início de década. Foi imerso nesse coletivo de ideias que o cantor Filipe Lorenzo conheceu Odisséia Baiana:
                                                              Foto: Heder Novaes
“Tudo nela bateu certo de cara: o contorno melódico, a temática, a poesia. Ali eu me vi diante de uma grande canção”, explica Lorenzo. De pronto a música saltou para o repertório da sua banda Panos e Mangas; para então em 2015 ser gravada e dar nome ao seu primeiro disco solo. Coincidiu deste ser também o ano de retomada do tradicional Prêmio Caymmi de Música. A faixa foi inscrita e não só levou o prêmio de melhor canção, como também de melhor arranjo assinado por Paulo Mutti, o que surpreendeu a todos - honrando ao mesmo tempo uma nova geração de compositores de música popular na Bahia, um arranjador e o talento do interprete em sua estreia.

Em estúdio a Odisseia Baiana foi registrada respeitando os mitos musicais da terra: na ficha técnica da canção estão o maestro Paulo Mutti (guitarra e arranjos), o toque ancestral do percussionista Gabi Guedes, o trompete e fulgelhorn elegantes de Joatan Nascimento, a pulsação precisa do baixo de Alexandre Vieira e o balanço orgânico da bateria de Ivan Huol.

                                                              Foto: Heder Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário