sexta-feira, 2 de junho de 2017

Circo - Ronei Jorge


O nosso single de hoje é “Circo”, canção de autoria de Ronei Jorge. Em uma tarde da década de 90, o cantor e compositor se encontrava sentado no sofá assistindo ao programa de Sílvia Popovic. O tema daquela edição lhe chamou a atenção: O que fez você sair de casa? “Foi quando uma menina começou a contar que ela saiu porque um circo passou na frente dela e ela se apaixonou por alguém do circo. Eu nem ouvi o resto, já corri pra escrever”, explica Ronei.


“Casa verde, portão aberto/ Vejo à frente o deserto/ Até o circo chegar/
Pai, mãe, eu vou partir/Tem um circo em frente a casa”

A primeira gravação de “Circo” está no disco de estreia da banda Penélope, "Mi Casa, Su Casa”, lançado em 2000. Com arranjo de flauta e o canto doce de Érika Martins, a versão remete ao universo lúdico dos picadeiros. “A Penélope ainda não tinha músicas em português e eu já conhecia a Érika. Ela me pediu que escrevesse algumas músicas pra banda. Como eu já tinha Circo, que o eu lírico é feminino, foi a primeira que passei pra banda”, conta Ronei.

 Anos depois Ronei interpretaria a canção no disco Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta (2006)  em arranjo bem distinto da Penélope com introdução marcante de baixo e guitarra. A música, que era presença certa nas apresentações do grupo, renderia ainda um clipe produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Federal da Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário