quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Hino do Senhor do Bonfim - Arthur de Salles/João Antonio Wanderley

O Hino ao Senhor do Bonfim é uma composição com letra de Arthur de Salles e música de João Antonio Wanderley. Ela foi escrita em 1923 por meio de pedido oficial para as comemorações do centenário da independência da Bahia. A letra evoca uma passagem da história da Bahia em que a imagem do Senhor do Bonfim, tomada pelas tropas portuguesas durante as batalhas, fora resituída ao seu templo original em cortejo popular.A música teve o seu alcance ampliado pela gravação realizada pelo movimento musical da Tropicália no disco Tropicália ou Panis Et Circensis(1968). 

O Hino do Senhor do Bonfim é um hit cívico que embala o festejo conhecido como Lavagem do Bonfim – evento ecumênico que anualmente reúne baianos e turistas a caminhar rumo a Igreja localizada na Cidade Baixa, em Salvador. O hábito de lavagem, herdado de Portugal, era usual na época como cumprimento de promessa.Conta o historiador Ordep Serra que um soldado prometeu ao Senhor do Bonfim lavar sua igreja caso sobrevivesse à Guerra do Paraguai. Por ter sobrevivido ele convocou então ajudantes e assim iniciou um costume que sempre acaba em festa com cantos, dança, comida e bebida. 
Historicamente o rito foi associado à figura das baianas, adeptas do candomblé que sincretizaram o rito da lavagem com as Águas de Oxalá. Em seus jarros elas levam a água de cheiro que será utilizada na limpeza das escadaria – ponto alto desta festa popular. Desde 1989, a Igreja Católica proibiu a lavagem da parte interna do templo.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Protetor Fiel - Segundinho Osvaldo/Léo Vieira


"Protetor Fiel" é uma parceria do guitarrista Segundinho Osvaldo com o compositor Léo Vieira, escrita em homenagem a Gabriel - filho do primeiro. Segundinho conta que iniciou a composição por volta do ano de 2014 e que ela só veio a ser finalizada em 2017 com a participação de Léo Vieira. "Entreguei nas mãos dele porque, além de ser primo do meu filho, é um cara sensível que conhece bem o meu relacionamento com Gabriel", explica. 
Na faixa Segundinho reflete com gratidão sobre as mudanças trazidas pela chegada do garoto. O resultado é uma inusitada balada paterna: o toque suave do violão do músico recebe o auxílio luxuoso de violoncelo e piano. A música foi lançada como clipe: um belo registro de Pai e Filho em brincadeiras à beira-mar. "Meu pequeno foi a melhor coisa que aconteceu. Me sinto feliz e realizado.O melhor é saber que ele se amarra na canção. Ele também é musical, tudo que mexe acaba tirando um som", agradece Segundinho. 

Protetor Fiel é a primeira faixa solo lançada por Segundinho, que como guitarrista atua em diferentes bandas da cena musical baiana, dentre elas Jammil e Uma Noites e Efeito Manada. Em breve ele pretende lançar um EP autoral, dando vazão a outras canções que moram no seu case.