quinta-feira, 28 de setembro de 2017

As Longas Passagens - Diego Fox


As Longas Passagens é uma composição de Diego Fox gravada pela banda Pagenianos no álbum "A Estrada de Seu Zé" (2006) . Diego lembra que ela é uma composição anterior ao disco, resgatada em meio ao ambiente de experimentação que caracterizou a produção da obra. "Foram horas de liberdade artística dentro do estúdio quebrando garrafas e gravando guitarras ao contrário - um grande laboratório para as loucuras de hoje. 'As Longas Passagens' veio a casar perfeitamente com a trilha sinuosa do disco ", declara o músico.
Os elementos experimentais do arranjo conferem à canção uma atmosfera épica, atribuindo o frescor que as descobertas do eu lírico pedem: "as longas passagens da vida/ jamais passaram por aqui/ eu sempre estive esperando/mas nunca vieram até mim/será que foi porque eu nunca me mexi/e ir, eu que devia, e não ela vir?". 
"Ela foi escrita na época dos meus primeiros empregos, dessas primeiras portas que as pessoas costumam dizer que são definitivas em nossas vidas. Algumas dessas eu deixei passar, outras se abriram, se revelaram em caminhos ou entradas. Hoje percebo que é uma questão de equilíbrio: eu quem devo ir, mas também quando menos esperamos as passagens podem surgir", reflete Diego. A banda Pangenianos atuou no circuito musical baiano durante a primeira década deste século, tendo lançado dois discos. Ao encerrar suas atividades, três dos integrantes se metamorfosearam para realizar o projeto musical Suinga que segue em atividade. 

Um comentário:

  1. Me lembro de uma gravação caseira que Fox usou para nos apresentar a música; Uma maravilha de gravação, não por questões técnica, muito mais pela construção de uma ambiência particular, a mesma que tentamos alcançar quando fizemos o registro para o disco. Coisas que se manifestam quando a liberdade da juventude opera.

    ResponderExcluir