sábado, 2 de setembro de 2017

Toda Menina Baiana - Gilberto Gil


* Texto extraído do site oficial do cantor Gilberto Gil 

"Feita em Salvador, ao lado da Nara, minha filha mais velha, que estava na pré- adolescência, a música é pra ela e por causa dela. Fala do caráter fundador da Bahia e das virtudes e defeitos do homem. Por força da busca de compreensão do divino no humano, eu me empenhava em me desvencilhar do maniqueísmo, abarcando as idéias ligadas tanto ao bem quanto ao mal. De lá pra cá esse ficou sendo um tema básico de minhas canções. Quase todas exprimem a necessidade de reiterar o sentido da tolerância, do perdão, da compreensão de que o homem é permeado pelo bem e pelo mal e de que a superação de um implica a superação do outro; você não se livra do mal sem se livrar do bem. A promessa das religiões reside nisso: na superação transcendental de ambos."

Toda Menina Baiana foi gravada por Gilberto Gil no disco Realce (1979). Dentre as tantas regravações que já recebeu, destaque para a versão ao vivo de Daniela Mercury presente no disco Elétrica (1998). 


Recentemente a canção marcou presença também em uma emocionante cena do filme Aquarius do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário