domingo, 2 de julho de 2017

Verdura - Paulo Leminski


“Verdura” é uma canção do poeta Paulo Leminski gravada por Caetano Veloso no disco Outras Palavras (1981). Ela é considerada o primeiro sucesso de Leminski em canão e teve a sua letra concluída a partir de uma notícia de jornal lida em voz alta pela sua esposa Alice Ruiz: 
                                                                Foto: Nani Góis
“Ele estava compondo na varanda, mas, assim, bem perto, sentado no murinho da varanda, bem próximo à cozinha, porta aberta, um dia ensolarado, eu lendo o jornal e ele compondo a primeira parte: “de repente me lembro do verde, a cor mais alegre, a cor mais triste, o verde que vestes, o verde que vestistes”. (...) Ele ficava repetindo isso, esperando vir a inspiração final. E eu, lendo o jornal, vi a noticia de que muitas crianças, principalmente do nordeste, estavam sendo vendidas para famílias americanas. Li pra ele a notícia e, imediatamente, ele achou a segunda parte que é ‘de repente vendi meus filhos pra uma família americana...’”,detalha a poetisa Alice Ruiz.


Na biografia de Leminski, o escritor Toninho Vaz conta da noite em 1981 que o poeta ouviu “Verdura” pela primeira vez na gravação de Caetano – através do disco trazido pelos amigos curitibanos Retamozo e Gorda. “Foi uma festa. Eles tocariam a faixa dezenas de vezes, sempre tecendo os melhores comentários sobre o disco e a gravação”, revela Toninho. Neste mesmo ano, “Verdura” seria escolhida como tema musical do filme O rei da vela de Zé Celso e Noilton Nunes”
Curiosidade: juntando o dinheiro dos direitos autorais recebidos pela gravação de Caetano com os de um prêmio recebido por Alice, o casal de poetas adquiriu uma fusca verde de segunda mão que foi batizado de Verdura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário