sábado, 15 de julho de 2017

A Casa - Vinicius de Moraes


A Casa é uma canção do poeta Vinicius de Moraes inspirada na Casapueblo - um Hotel Castelo, em Montevidéu, com mais de setenta quartos construído em formas arredondadas pelo artista Carlos Paéz Vilaró. A música remete ao período em que o poeta trabalhava na embaixada brasileira, no Uruguai, e se hospedava por lá. Durante suas estadias na casa Vinicius brincava com as filhas do anfitrião cantando: "Era uma casa muito engraçada não tinha teto, não tinha nada..."
A música seria gravada na década de 80, no último trabalho em disco de Vinicius: o álbum de canções infantis "A Arca de Noé". Com produção de Fernando Faro e arranjos do maestro Rogério Duprat, o disco seria lançado meses depois da morte do poeta, em comemoração ao dia das crianças. Na gravação de "A Casa" os versos finais da letra foram substituídos. De "Mas era feita com pororó [termo indígena que significa palavras ocas; lenga-lenga] / Era a casa de Vilaró”. Vinicius mudou para: “Mas era feita com muito esmero / na rua dos bobos, número zero"".

Casapueblo que inspirou a canção funciona hoje como e também Museu, homenageando com o nome dos quartos os seus hóspedes ilustres. Além de Vinicius, estão na lista os atores Alain Delon e Robert de Niro, a atriz Brigitte Bardot e o jogador de futebol Pelé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário