terça-feira, 6 de junho de 2017

Primavera - ZecaCuryDamm

*Texto de Ricardo Cury, escritor, baterista e contador de causos do rock baiano.


Era primavera de 2005. Eu e Damm tínhamos gravado um disco de música dos outros pra deixar nos bares. Todas as músicas no cajon, voz e violão. Jeff Buckley, Tears for Fears, Beatles, Sade, Secos e Molhados... Empolgado com a sonoridade, Damm sugeriu que voltássemos pro estúdio porém com músicas próprias e gravássemos um disco novo. No processo de composição, ele chegava lá em casa com a melodia e a ideia pra eu encaixar outras palavras. 

- Ouça essa aqui, acordei com ela na cabeça e gravei no celular – disse ele, assim que chegou, me mostrando um áudio ruim (smatphones ainda engatinhavam), mas com uma melodia tão bonita que conseguia se sobrepor ao chiado.





Passamos o dia todo construindo as partes, combinando o que poderia repetir, quantas vezes "la la lin lin lon lon lon lon" seria cantada, quando entraria os "pa ra ra pa pa" Beach Boys que estávamos ouvindo incessantemente... No fim da tarde, achando que já estava pronta, nos despedimos já marcando com Tadeu Mascarenhas a gravação pro dia seguinte.



Damm foi embora, mas a melodia continuou em minha cabeça e do nada alguns versos surgiram preenchendo o que inicialmente seriam só os "pa ra ra pa pa" Beach Boys: "já é primavera escolha a sua flor, pode ser de qualquer cor."


Mandei pra ele via SMS. Ele imediatamente ligou de volta:


– Isso é pra cantar na parte do "pa ra ra pa pa", né?



– Exatamente – respondi.



No dia seguinte, gravamos a música e tivemos a ideia de chamar um coral de crianças para cantar nela, tanto o "lala lin lin lin" quanto esse trecho novo. Entregamos a gravação ao regente Pedro Ivo, que cuidava de um coral infantil de uma ONG chamada Os Camaradinhas. Ele pediu uma semana para ensaiar e no dia marcado fomos buscar ele e as crianças para leva-las pra gravar. 


– Elisa também quer cantar – disse Tadeu, quando chegamos no estúdio. Ela tinha na época cinco anos e durante a semana toda ficou ouvindo a música no estúdio do pai. Dia desses eu fui lá conversar com Tadeu e ele me mostrou um papel onde tinha escrito "já é primavera escolha sua flor, pode ser de qualquer cor...". 

– Isso foi a primeira coisa que Elisa escreveu quando aprendeu a escrever – disse ele.

– Me dê pra eu emoldurar – pedi.

Era a primeira vez deles em um estúdio e estavam todos arrumados como se estivessem indo para alguma festa. Lidianne, Aline, Jamile, Patrícia e Paulo Cezar. Elas maquiadas, com penteados; ele cheiroso, com uma roupa nova. Tinham entre 10 e 12 anos. Ele ganhou uma bola de cachê e elas uma agenda com várias canetas coloridas. Era a Primavera (letra).

3 comentários:

  1. Legalzinho, bacaninha. Cara, a narrativa me leva pra o tempo do acontecido, eu consigo ler e ir vendo tudo acontecendo. Muito Show, acho que quando se cria sem correntes, tudo fica tão futuro/presente, atual, atemporal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A banda ZecaCuryDamm eclodiu em um momento propício e no local adequado, a galgar da mesmice o cenário musical da capital baiana daquele período, combinando a proposta poética de um outro mundo possível com o universo roquenrol, agradando crianças e adultos. Conheci muita gente com as canções "flower power" da banda. Grato pela iniciativa de vocês!

    ResponderExcluir