sábado, 12 de agosto de 2017

Beira de São Francisco - Wendell Fernandes



Beira de São Francisco é uma canção de Wendell Fernandes gravada pela banda Novelta no EP Quintais Abertos (2015). O cantor lembra que ela foi escrita em 2013 e teve como inspiração uma leitura sobre as fontes de renda das lavadeiras do bairro Tanque da Nação, em Feira de Santana. "Eu passei semanas pensando nesse tema e quando acidentalmente assisti um documentário sobre as lavadeiras do Baixo São Francisco, com os cantos delas durante o trabalho, resolvi escrever a canção; contar a história de uma lavadeira simples, sem muitas perspectivas", explica Wendell. 

Beira de São Francisco teve então como ponto de partida a letra e depois foi preenchida musicalmente. Curioso que na mesma noite em que Wendell finalizava a harmonia, Zé Cordeiro, então guitarrista da Novelta, passaria em visita por sua casa. Ao entrar em contato com a canção que nascia deixou a sua contribuição: criou o riff que seria registrado na gravação. "Muitas vezes as ideias de letras me vem a partir de leituras. Tenho a sorte de viver rodeado de gente inteligente que vive me dando dicas literárias. Eu gosto das temáticas do nordeste, acho que no fundo estou tentando encontrar a minha voz,  uma maneira de falar do cotidiano nordestino sem soar caricato", reflete o cantor. 
Segundo relata o jornalista Adilson Simas, o bairro Tanque da Nação ficaria conhecido como "o bairro das lavadeiras onde se viam sempre centenas de roupas coloridas, estendidas em varais improvisados, tremulando com interminável bandeira de retalhos multicores sob o dourado sol da Princesa do Sertão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário