quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Dueto - Mariana Diniz/ Dinha

Dueto é uma parceria de Mariana Diniz e Dinha que foi gravada pela banda Matiz. A cantora lembra que a canção foi escrita em 2005, sendo uma das primeiras letras de sua autoria a receber música do guitarrista. "Logo nos primeiros encontros a Mari apresentou algumas poesias pra banda musicar. Eu lembro que levava os versos no bolso da calça e lia quando podia para ficar imerso no que a poesia pedia. Em Dueto eu encontrei uma estrutura de versos bem livre, tanto que ela resultou numa canção em linha reta: o que se falou se falou, não volta mais. Curiosamente ela tem como refrão um riff aberto de guitarra", explica  Dinha.
  
A canção teve como inspiração um relacionamento amoroso, em que o eu lírico apresenta a vida na perspectiva de um par; das delícias cotidianas de fazer tudo a dois."Foi a primeira música que fiz para um amor vivido. Hoje escuto ela com uma alegria danada, foi um momento muito bonito e acho que há uma ingenuidade necessária, fundamental", revela Mariana. 


Com a gravação de Dueto, a banda Matiz foi finalista da 4ª edição do Festival de Música da Educadora FM, em 2006. A canção passou então a fazer parte da programação da emissora. Ela também ganhou clipe - dirigido por Renato Gaiarsa, Rodrigo Luna e Jero Soffer - com exibição na MTV e matéria de lançamento no programa Soterópolis. A película foi gravada na Praça dos Eucaliptos, em Salvador, e faz uso da técnica de slow motion. (Interessante registrar que neste período o Youtube ainda não aceitava vídeos em alta definição).


Dueto fazia sucesso também nos shows da Matiz, sendo estrategicamente utilizada para abrir ou fechar os números. Só não podia faltar, se não era pedida pelo público. Antes do encerramento das atividades da banda, Dinha e Mariana escreveram "O fim do dueto". A canção até então estava inédita, mas com o aval dos integrantes(Leo Abreu, Dedé, Dinha e Mariana), conseguimos a divulgação de uma gravação feita em ensaio. Confere aí:



Foi na banda Matiz que Mariana começou a desabrochar a sua verve musical: ela é filha do compositor Paulinho Diniz, que teve músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira como Gal Costa, Clara Nunes e Alcione. "Meu Pai foi a minha primeira escola de música. Às vezes penso que fui pro rock fugindo dessa tradição do samba em casa; fugindo de uma certa exigência inconsciente que ainda não encarei", confessa Mariana. Mariana encontraria exílio no rock junto a outra ramificação musical da família: o irmão (Paulo Diniz), o marido (Ricardo Longo) e um primo (Alex Pochat) são músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário