sábado, 19 de agosto de 2017

O Papa Francisco - Targino Gondim/ Wilson Duarte

*Texto enviado pelo compositor Targino Gondim

Desde 2005 que eu vinha com a ideia de gravar um trabalho com o nome de Cancções Divinas. Eu já havia gravado e lançado os trabalhos Canções Joaninas (em homenagem ao Santo São João ), e Canções de Luiz (em homenagem a Luiz Gonzaga), mas o Canções Divinas continuava a ser o meu xodó, o centro das minhas atenções, por se tratar de um trabalho voltado pra Paz, Amor, Afeição ao próximo, etc.
Mas pra esse trabalho eu buscava uma produção mais apurada, um suporte de distribuição e divulgação de alguma grande gravadora, e anos e anos se passaram sem que eu obtivesse um apoio assim. Então eu sempre vinha adiando essa produção, porém tendo todo o projeto na minha cabeça.
Quando o Papa Francisco assumiu a liderança da Igreja eu comecei a observar toda sua movimentação. Quando o Papa veio ao Brasil eu me emocionava com cada gesto de amor com o povo... E disse pra mim mesmo: -Vou fazer o Canções Divinas!Era mais ou menos em julho de 2013. Comecei a definir o repertório com a ajuda de Roberto Malvezzi, amigo, parceiro, muito ligado à Igreja e ao semi-árido, e minha mãe, Dona Maria, que está a muitos anos à frente dos Vicentinos da região do Vale do São Francisco.
Escolhido o repertório, com músicas divinas de sucesso e mais 2 inéditas minhas, eu marquei estúdio com data e tudo.
Mas faltava a homenagem ao novo Papa, que foi o motivador dessa minha decisão!Encontrei o amigo e parceiro Wilson Duarte em um evento beneficente que faço para o Abrigo dos Velhos! Falei pra ele do CD e da minha vontade de cantar algo para o Papa, e passei pra ele os motes, a minha visão do novo Papa.No outro dia, Wilson me mandou um e-mail com um belo e grande poema! Não perdi tempo! Peguei papel, caneta e a sanfona, e fiz a música pra o poema: O Papa Francisco.
No ano seguinte, o Bispo de Juazeiro-BA, Dom José Geraldo pegou o CD , enviou ao Vaticano, e meses depois recebi o convite pra tomar um café na casa do Bispo, onde ele me fez a surpresa me entregando um carta-resposta do Papa Francisco agradecendo a homenagem e pelo disco Canções Divinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário