terça-feira, 15 de agosto de 2017

Branco - Ubiratan Marques

Hoje, dando continuidade a série especial com os indicados ao Prêmio Caymmi 2017, na categoria "melhor música com letra", vamos conhecer a história de Branco - composição do maestro Ubiratan Marques. Ele conta que ela foi uma canção que se apresentou por inteiro. "Sempre quando componho algo que sinto que deve existir uma letra peço para Seu Mateus Aleluia escrever, mas com Branco foi algo diferente, veio tudo praticamente junto. A letra traz um pouco da minha relação com a minha espiritualidade", explica o maestro. 
Branco foi gravada no primeiro disco da Orquestra Sinfônica e também dá nome a obra. A letra reverencia o orixá Oxalá, senhor da criação na cosmogonia das religiões afro-brasileiras. Ela reúne saudações ao "Rei do branco" em um arranjo musical moderno, onde o popular e o erudito se encontram com muita naturalidade. Essa expressão da espiritualidade é uma busca musical constante do maestro Ubiratan: "Não tenho o costume de sentar ao piano com expectativa, existe em mim uma necessidade de tocar quase todos os dias. Apenas toco e tento me conectar com a música, pois esse é talvez o meu grande objetivo: 'tentar fazer música com alma' -sei que é muito difícil, mas continuo tentando".

Nessa jornada - antes de formar a Orquestra Afrosinfônica - o maestro Ubiratan se formou na Escola de Música da UFBA, integrou a banda Reflexu's, trabalhou como arranjador em São Paulo, compôs trilhas para filmes e fez pesquisas musicais em Angola. Toda essa bagagem está em Branco, na sagração cotidiana da música do maestro."Meu processo de criação é muito relativo, às vezes vem ideias quando estou caminhando, ou observando coisas que me rodeiam, e, aos poucos, vão surgindo fragmentos melódicos ou caminhos harmônicos que vou tentando entender o que querem me dizer, outras vezes, como foi com Branco, sento ao piano e quando dou por mim tem uma música pronta na minha frente", agradece Ubiratan.  


Perguntado sobre como recebeu a indicação da música ao Prêmio Caymmi, ele sentencia: " Acho o Prêmio importante e recebi a notícia com carinho, mas acredito ser mais importante cada um saber o que pretende e busca com a sua arte".

Um comentário:

  1. Bela reflexão, a certeza do objetivo de sua arte, antes de qualquer reconhecimento.

    ResponderExcluir