sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Bonecas Pretas - Larissa Luz


Bonecas Pretas é uma música de Larissa Luz. Ela foi o primeiro single do disco Território Conquistado (2016) - álbum que figurou entre os indicados ao Grammy e ao Prêmio da Música Brasileira. A canção surgiu a partir de uma reflexão da cantora em busca de uma verdade pessoal a ser cantada: “Sempre gostei de criar. As bonecas eram ferramentas lúdicas e fundamentais nesse processo de exercitar minha sensibilidade artística enquanto criança, mas não tive bonecas negras. Só fui perceber depois a importância de me reconhecer esteticamente nessas personagens que eu concebia e que, apesar de viverem histórias fantásticas, tinham tanto de mim. Foi revirando esse passado que escrevi Bonecas Pretas”, explica Larissa. 
                                         Foto: Andrea Possa Mai
A canção foi lançada com clipe dirigido por Glauco Neves. Na película, Larissa se reveza no papel de repórter de TV e manequim viva de loja. A letra incisiva da música é complementada pela dança em plena vitrine, provocando o espectador: por que não temos bonecas pretas? “Sabia que estava lidando com questões profundas, internas - que começam nas extremidades, nos fios dos cabelos, na cor da pele. Isso é extremamente visual. Então percebi que precisava ilustrar e trazer para a prática o que a própria música prega: ocupação, representatividade, referências acessíveis”, explica Larissa. 
                                       Foto:  Andrea Possa Mai
Bonecas Pretas faz sucesso também nos shows de Larissa: à semelhança do clipe o número ao vivo conta com a participação especial de dançarinas. O público corresponde e se entrega à mensagem com identificação. “No palco elas que dão vida às bonecas empoderadas, afinal precisamos de representatividade. Sei que assim estou colaborando com um movimento cultural autêntico que tira a identidade negra dos porões. Gosto de fazer uso da arte para mexer com as pessoas, provocar sensações que impulsionam transformações. Isso me transforma também, enquanto mulher, enquanto gestora da minha carreira, enquanto cidadã e enquanto artista. É tudo uma grande troca!”, celebra a cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário