segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Noite dos Mascarados - Chico Buarque

Em 1967, o cantor e compositor Chico Buarque foi convidado para assinar as canções do musical “Meu Refrão” - espetáculo idealizado por Hugo Carvana e Antonio Carlos Fontoura. O musical que reuniu no palco Chico, Odete Lara e o grupo MPB-4, foi também o primeiro entrevero do compositor com a censura. 
Antes da estreia, o musical teve uma de suas canções (Tamandaré) proibida pelo regime militar vigente no Brasil. Não demorou cinco dias e Chico, atendendo ao pedido do diretor, apareceu com uma nova para o repertório: Noite dos Mascarados - uma letra repleta de imagens que levava o ouvinte aos antigos bailes de carnaval. 
Em disco a faixa seria lançada em “Chico Buarque de Hollanda – Volume 2” ( ) em que o compositor a interpreta em dueto com Jane Moraes. A música acompanhou Chico também em sua primeira aparição no cinema no filme Garota de Ipanema (1967) de Leon Hirszman. Na cena final o compositor aparece ao lado de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Ronnie Von. Ele conta que ao ver-se na tela pela primeira vez, detestou. 

Com o passar do tempo Noite dos Mascarados consolidou-se como um clássico da música popular brasileira, sendo regravada por muitos interpretes, dentre elas Elis Regina (em francês), Nara Leão, e Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário