segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Terra - Caetano Veloso



Terra é a canção de Caetano Veloso que abre o seu LP Muito (Dentro da Estrela Azulada). Ela reflete o período de confinamento e de exílio vivido pelo compositor durante o regime militar que tomou de assalto o poder no Brasil. Em 1969, quando estava preso no Rio, Caetano recebeu de sua esposa  Dedé uma Revista Manchete com as primeiras fotografias da Terra tiradas de fora da atmosfera. No seu livro Verdade Tropical o compositor lembra que aquela foi a inspiração inicial para escrever Terra:
"Eram as primeiras fotos em que se via o globo inteiro - o que provocava forte emoção, pois confirmava o que só tínhamos chegado a saber por dedução e só víamos em representações abstratas - e eu considerava a ironia de minha situação: preso numa cela mínima, admirava as imagens do planeta inteiro, visto do amplo espaço. Anos depois, já de volta à Bahia, compus uma canção de que ainda hoje gosto muito ("Terra") e cuja letra começa por referir-se a esse momento. Dirigindo-me à Terra, nos primeiros versos da canção, comento as tais fotografias "onde apareces inteira porém lá não estavas nua e sim coberta de nuvens". 
Terra já teve versões gravadas por diversos artistas. A mais recente, em 2015, interpretada por Paulinho Moska fez parte da trilha sonora da novela Sete Vidas. Destaque também para a versão instrumental gravada pelo guitarrista Armandinho no disco Retocando o Choro  (1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário