quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Diógenes - Ayam Ubrais/Ismera Rock

Diógenes é uma letra do cantador Ayam Ubráis que ganhou música do guitarrista Ismera Rock. A parceria é inspirada em um diálogo histórico entre o filosofo Diógenes, o Cínico, com o rei macedônio Alexandre, o Grande. Na composição, Diógenes aparece em uma versão moderna e libertária: "Ele seria um desses sujeitos que decidem fazer contraponto ao sistema em que estamos, aqueles que sabem que dinheiro não se come, mas faz pior: destrói, contamina rio, endurece o sangue. Feito fez o Alexandre quando invadiu tudo com seu império", explica Ayam. 
Diógenes fazia parte do repertório da banda Mendigos Blues e ganhou novo arranjo musical para gravação no disco Calibre de  Ismera Rock & o Calibre Dobrado, produzido por Ayam. "Vejo o Diógenes como um filosofo mendigo, ou seria um mendigo filosofo? Desde cedo eu tive contato com a imagem do mendigo. Na infância li um livro com este personagem que me marcou: 'Deus Lhe Pague' de Joracy Camargo. Mais tarde entrei na banda Mendigo Blues. Não tinha mesmo como uma música dessas ficar de fora deste trabalho de estreia", explica Ismera. 
Em Diógenes dá pra notar a diversidade roqueira da sonoridade de Ismera: em uma mesma faixa o arranjo de guitarra passeia por riffs do hard rock ao metal, passando pelos silêncios e ecos do progressivo. Em meio a letra provocativa, uma citação ao lema do personagem Chapolin Colorado ("não contavam com a minha astúcia") e o brado retumbante do Chaves ("isso, isso, isso...") gravado por Ayam.   

2 comentários: